terça-feira, 26 de maio de 2020

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS JARDINS ZOOLÓGICOS?

Quando se fala em zoológico, muitas pessoas associam a imagem de animais tristes e estressados (o que não deixa de ser verdade), mas além do entretenimento, você sabe a principal função dos zoológicos?

1. PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO.

Sempre há dois lados de uma mesma moeda, ativistas acreditam que instituições zoológicos prejudicam os animais não só em questão da liberdade e a saúde dos bichos. Felizmente, é aí que entra o papel de um biólogo nessa questão. Além de informar e ensinar, baseado em uma formação multidisciplinar em que a principal função de um zoológico é a preservação da biodiversidade e de espécies ameaçadas de extinção. Ao contrário do que se pensa, o zoológico não retira os animais dos seus habitats naturais, esses animais são normalmente resgatados, seja por tráficos ou nascidos em cativeiros de outros zoológicos debilitados por conta de caças, sendo esses animais debilitados e sem condição de reabilitação em seu habitat. Um grande exemplo é a Harpia (Harpia harpyja), que foi encontrada em Cocalzinho no Estado de Goiás em 2012. Segundo o coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), da época, havia 40 anos desde o último registro visual confirmado do animal, de acordo com o relatório veterinário, a ave foi baleada com chumbinho na asa esquerda e na pata. Hoje sem chance de reintrodução ao seu habitat natural, encontra-se no Jardim Zoológico de Goiânia. Um dos maiores desafios do zoológico é não contribuir com a morte acelerada das espécies. Além disso envolve educação ambiental sensibilização da comunidade em geral para o respeito com os animais, conservação ex situ, reprodução de espécies ameaçadas e pesquisas.

Foto de um Gavião-real (Harpia) por Everton Miranda.




2. O QUE DEVO CURSAR PARA TRABALHAR NO ZOOLÓGICO?

Em zoológicos (Previstos em Lei.), o trabalho é exercido por uma equipe multidisciplinar, entre os principais profissionais aptos para esse ofício estão pessoas que trabalham na área das ciências biológicas, veterinária ou zootecnia que em conjunto, farão o melhor para cuidar do bem-estar dos animais.
Dentro de um zoológico, o veterinário irá atuar, principalmente, com formas de prevenção para que os animais não fiquem doentes, caso isso aconteça, o veterinário também vai atuar no tratamento de doenças e fazer curativo. Além disso, também cuidam da alimentação e do ambiente que cercam esses animais, podem também tratar as doenças e fazer curativos. 
O zootecnista, no zoológico tem como objetivo atuar no aspecto nutricional, fazendo com que a alimentação do animal se assemelhe à condição em que eles encontrariam em vida livre. Outra atribuição do zootecnista em um zoológico é a ambientação, adaptando o ambiente de cativeiro em uma condição de conforto e similaridade com o habitat natural e também adaptar o animal ao ambiente.
E OS BIÓLOGOS?
Os biólogos vão atuar na parte comportamental dos animais, na montagem dos recintos onde os animais deverão ficar expostos ou abrigados e poderão trabalhar em parceria com os médicos veterinários e zootecnistas na parte de nutrição. Além disso, vão lidar com o controle de roedores e de pragas em criadouros e zoológicos. No zoológico, um biólogo possui oportunidade de atuar como biólogo educador, que vai lidar com o público, oferecendo conhecimento para aqueles que visitam o local. Existe também o biólogo de manejo, que é responsável pelos cuidados dos animais e os biólogos que trabalham na área de gestão ambiental.  Alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdades Magsul, realizaram uma entrevista com o objetivo analisar o perfil do profissional Biólogo que trabalha no Zoológico de São Paulo e notaram a grande importância do trabalho do biólogo na conservação das espécies e trabalhando com variados públicos a sensibilização da necessidade de preservar para que espécies não sejam extintas. O Zoológico de São Paulo, em sua página oficial mostram que a equipe de Divisão de Ciências Biológicas, é subdividida nos setores de aves, mamíferos e répteis, sendo responsáveis pelo manejo reprodutivo, exposição e demais cuidados com as espécies mantidas em cativeiro.
O biólogo da Diretoria de Mamíferos Filipe Reis, em trabalho de condicionamento para o manejo de alimentação e aplicação de medicamentos na hipopótamo fêmea. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília. FONTE: AGENCIABRASILIA.


Equipe Ana Cláudia Pereira de Moraes, Gabriela Moreira Fernandes, Jaynara da Silva Lopes e Sara Sampaio de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que fazer em uma cena de crime ambiental?

Oi, nós somos as biólogas Susana e Simone, e hoje nós iremos contar um pouquinho do nosso trabalho como biólogas forense e como ele é import...