terça-feira, 26 de maio de 2020

A GESTÃO DE QUALIDADE E O PAPEL NO BIÓLOGO


   Gestão da qualidade   



   A gestão da qualidade é uma estratégia de melhoria contínua, com o objetivo de elevar os padrões e melhorar o desempenho de processos, ambientes de trabalho, produtos e pessoas. Para isso, essa estratégia utiliza recursos como ferramentas, filosofias, tecnologias e métodos que são implantados em uma organização (PROCENGE, 2020).


Os 7 princípios da qualidade       


Fonte: Onclick, 2020 (texto e imagem).

  • Foco no Cliente: um dos principais objetivos da qualidade é satisfazer o cliente e, sempre que possível, superar as suas expectativas, oferecendo o melhor padrão de qualidade nos produtos e serviços.
  • Liderança Proativa: é papel dos líderes das organizações transmitir a cultura organizacional, criar e manter um ambiente favorável para que todos os colaboradores desempenhem suas atividades da melhor maneira possível, e que se sintam motivados e comprometidos a alcançar os objetivos propostos.
  • Engajamento de pessoas: hoje, abordaremos a importância de engajar as pessoas e como o papel de cada funcionário é essencial para o sucesso e o crescimento da empresa. Quando dentro de uma organização, todos os profissionais estão envolvidos e determinados a atingir um mesmo propósito.
  • Abordagem por processos: entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e a eficiência da organização em atingir seus resultados pretendidos.
  • Melhoria contínua: a gestão de qualidade, bem como a otimização dos processos, deve ser um trabalho contínuo. Por isso, os gestores de cada área precisam sempre implementar os melhores e mais modernos processos, buscando aumentar cada vez mais o desempenho do trabalho.
  • Tomada de decisões baseada em fatos:tomada de decisão pode ser um processo complexo e sempre envolve alguma incerteza. A análise de fatos, de evidências e de dados leva a uma maior objetividade e confiança na tomada de decisões.
  • Gestão de relacionamentos: gestão de relacionamento com o cliente é uma estratégia de negócios para qualquer empresa que busca melhorar as receitas e a lucratividade, além de reduzir custos e aumentar a fidelidade do cliente. 

As 7 ferramentas da qualidade       


Fonte: Gilles B. de Paula

  • Carta de controle: são gráficos utilizados para acompanhar o quanto um processo é realizado com qualidade em um determinado período de tempo. O objetivo desse método é evidenciar alterações no processo normal de produção, identificando falhas e variáveis que necessitam de atenção gerencial, ou seja, verificando se o processo está sob controle. 
  • Histograma: é uma ferramenta gráfica de barras que representa a frequência dos problemas encontrados. Ele permite verificar quantas vezes algo ocorreu ao longo de um processo, ou seja, identifica uma evolução histórica de um determinado processo, facilitando a solução dos problemas. 
  • Diagrama de Pareto: é uma ferramenta em forma de gráfico utilizada para definir a principal causa dos problemas, determinando a sua frequência no processo e possibilitando a sua contenção de forma rápida e eficaz, para garantir um resultado mais consistente.
  • Diagrama de Dispersão: é um gráfico utilizado para analisar diferentes causas de problemas. Ele retrata dois eixos numéricos (quantitativos), isto é, a correlação entre duas variáveis. Com ele, é possível medir variáveis como quantidade, custo, volume, tempo e espaço, entre outras, relacionando os eventos para se chegar a resultados matemáticos. 
  •    Fluxograma: permite uma visão global do processo por onde passa o produto. Ele é uma ilustração do passo a passo de todas as etapas pertinentes ao processo, demonstrando como deve ser a execução. 
  •       Diagrama de Ishikawa: é uma ferramenta de gestão de qualidade muito eficiente, pois permite um ponto de vista simples e objetivo de um determinado problema, tornando bem mais fácil encontrar a solução.
  •     Folha de Verificação: as folhas de verificação são documentos simples, práticos e de fácil entendimento, como planilhas e tabelas, utilizadas para agilizar a coleta de dados, sendo necessário definir previamente quais informações serão analisadas.                                                                       Fonte (texto): Onclick, 2020.

Atuação de biólogos em Gestão e Controle da Qualidade de Alimentos e Bebidas     


   O CRBio-04 publicou a Portaria nº 114/2016, que dispõe sobre a competência do Profissional Biólogo para atuação na Área de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação e em Gestão e Controle da Qualidade de Alimentos e Bebidas.
    O documento reafirma a habilitação legal dos biólogos registrados no CRBio-04 para formular, elaborar, coordenar, orientar, dirigir, assessorar e prestar/conduzir/desenvolver projetos e consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do Poder Público, na Área de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação e em Gestão e Controle da Qualidade de Alimentos e Bebidas - atividades semelhantes, similares e relacionadas às Áreas de Meio Ambiente e Diversidade, Biotecnologia e Produção e de Saúde; executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos.

Atuação de biólogos em Gestão Ambiental           


     A Resolução nº 374 (CFBio, 2015) fala que, considerando a necessidade de regulamentar a atuação do Biólogo na Gestão Ambiental de atividades e empreendimentos públicos e privados que atuem no planejamento, gerenciamento, análise e auditorias ambientais e outras atividades relativas ao setor; considerando que a Gestão Ambiental é o ato de gerenciar, ou seja, usar um conjunto de princípios, normas e funções para obter os resultados desejados; e considerando mais inúmeros fatores, resolve-se que que o Biólogo pode atuar em: Auditoria Ambiental, Análise do Ciclo de Vida, Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, Biodiversidade, Biomonitoramento, Biotecnologia, Certificação ambiental, Ecodesign, Educação Ambiental, Estudos Ambientais, Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Licenciamento Ambiental, Planejamento Ambiental, Política Ambiental, Sistema de Gestão Ambiental – SGA, Sustentabilidade, Termo de Responsabilidade Técnica – TRT e Zoneamento Ambiental.
    O Art. 4º da resolução nº 374 ainda afirma que ficam estabelecidas as seguintes atividades profissionais que poderão ser exercidas no todo ou em parte, pelo Biólogo, de acordo com seu perfil profissional na Gestão Ambiental:
I.Assistência, assessoria, consultoria, aconselhamento, recomendação;
II.Direção, gerenciamento, fiscalização, planejamento, desenvolvimento e execução de projetos ambientais;
III.Ensino e treinamento, condução de equipe, especificação, orçamentação, levantamento, inventário;
IV.Exame, análise e diagnóstico laboratorial, vistoria, avaliação, arbitramento, laudo, parecer técnico, relatório técnico, auditoria;
V.Formulação, coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, pesquisa, análise, ensaio, serviço técnico;
VI.Gestão, supervisão, monitoramento, coordenação, orientação, responsabilidade técnica;
VII.Manejo, conservação, erradicação, guarda, catalogação;
VIII.Produção técnica, produção especializada, multiplicação, padronização, mensuração, controle qualitativo e quantitativo.
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Referências
CRBio-04. Atuação de biólogos em Gestão e Controle da Qualidade de Alimentos e Bebidas. 2016. Disponível em: <http://crbio04.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2143%3Aatuacao-de-biologos-em-gestao-e-controle-da-qualidade-de-alimentos-e-bebidas&Itemid=165>. Acesso em 24 de maio de 2020.
 CRBio-04. Papo com Biólogo 4ª edição - Gestão e Controle da Qualidade de Alimentos e Bebidas (parte 2). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5v7DzeS2e64>. Acesso em 24 de maio de 2020.
 DE PAULA, G. B. O que é SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade Total) e como ele pode ajudar a reduzir custos e melhorar os resultados. Treasy, 2016. Disponível em: < https://www.treasy.com.br/blog/sgq-sistema-de-gestao-da-qualidade-total/>. Acesso em 24 de maio de 2020.
 ONCLICK. Entenda o que é gestão da qualidade e quais os seus pilares. Disponível em: <https://onclick.com.br/artigos/entenda-o-que-e-gestao-de-qualidade-e-quais-os-seus-pilares/>. Acesso em 24 de maio de 2020.
 PROCENGE. Entenda a importância da gestão de qualidade nas empresas. Blog Procenge, 2020. Disponível em: <https://blog.procenge.com.br/importancia-da-gestao-de-qualidade/>. Acesso em 24 de maio de 2020.
 TADEI, W. J. Regulamentação da atuação do Biólogo na Gestão Ambiental. Resolução nº 371, 2015. Disponível em: <https://ambientedomeio.com/2015/07/24/regulamentacao-da-atuacao-do-biologo-na-gestao-ambiental/>. Acesso em 24 de maio de 2020.









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